Olá!

Sejam todos bem-vindos ao blog do CD "Acústico 89".
Aqui teremos informações sobre o CD que será lançado em novembro com composições inéditas de artistas de São Bento e região.

sábado, 1 de novembro de 2008

Dedos mágicos de Rainer Mafra


Na relação de artistas que iriam participar do CD Acústico 89 estava a dupla Eduardo e Rainer. Por motivos particulares, e também por estar envolvido com outros projetos em Florianópolis, o Edu não pôde participar. E agora? Deixar o CD com apenas 14 faixas? Convidar outro artista? Foram dias para tomar essa decisão. Mas por que não aproveitar o talento do Rainer? Liguei para ele e conversamos sobre o projeto e alguns dias depois ele confirmou a sua participação.
O Rainer Mafra, além de ser um excelente músico e arranjador, já possui um histórico musical de grande importância na nossa cidade. Além de estar treinando para a São Silvestre, rs (brincadeirinha).
Lembro que certa vez nos encontramos no ônibus para Curitiba e fomos conversando sobre música e gravação a viagem toda. Naquela época ele já comentava sobre uma técnica de tocar violão com dedeiras de metal.
Para o CD, Rainer compôs a instrumental "Fingers". Quem ouvir vai achar que tem mais de um músico tocando violão, mas é somente o Rainer executando o violão com cordas de aço, que utiliza uma técnica com dedeiras de metal na ponta dos dedos da mão direita para executar as cordas como num violão clássico.
Nessa gravação usei dois microfones para captar o violão mais o sinal em linha, pois a captação elétrica do violão do Rainer é muito boa. Usei dois pré-amplificadores, um valvulado e um normal. Perfeccionista como poucos, a música foi gravada sem edições. Foram várias horas gravando e vários takes até que um deles agradou o músico. Gravávamos uma vez e ele ouvia acompanhando a partitura. "Não tá legal. Vamos de novo." E assim fomos madrugada a dentro. Ao final da sessão a ponta de seus dedos estavam até machucadas pelo uso das dedeiras de metal. Mas valeu à pena!
"O estilo da minha música é inspirado no virtuosíssimo violonista alemão Peter Finger. O nome da música Fingers, tem um duplo sentido, é uma homenagem a este grande músico e a tradução do inglês quer dizer dedos. Dedos que tocam o violão ao estilo de Peter Finger.", disse Rainer.
Agora é só esperar o CD para ouvir. Quer dizer, durante a programação da 89 você vai poder ouvir um trecho de "Fingers". E no dia 22 de novembro todos poderão ver o Rainer Mafra executando a sua composição ao vivo!

Nenhum comentário: