Olá!

Sejam todos bem-vindos ao blog do CD "Acústico 89".
Aqui teremos informações sobre o CD que será lançado em novembro com composições inéditas de artistas de São Bento e região.

sábado, 8 de novembro de 2008

E as primeiras lágrimas rolaram no estúdio


Não existe dinheiro que pague ver um artista deixar cair suas lágrimas ao ouvir a sua própria canção. Foi isto que aconteceu quando chamei o Reinaldo Voltolini para ouvir no estúdio a sua música pronta.
Lembro que era uma noite chuvosa, já passava das nove da noite quando o Voltolini e eu chegamos ao estúdio para ouvir "Bela Bailarina - Canção Para Luciana". Coloquei a música para rodar e fiquei observando a reação do Voltolini. Segurei-me para não chorar também ao vê-lo emocionado.
Ele olhou pra mim e disse: "Garoto... Você quer me mandar para o hospital novamente? Essa música tem uma história que você nem imagina. Um dia eu te conto".
Cada canção tem uma história, e quando emociona alguém, temos a certeza que atingimos nosso objetivo e que valeu à pena gastando horas e dias trabalhando numa música. E quando emociona o próprio autor então...
Reinaldo compôs "Bella Bailarina" para a sua filha Luciana. A música tem dois violões, um 12 cordas e um 6 cordas de aço. A percussão foi feita pelo Carlinhos que usou um caxixi e um cajon.
O próprio Reinaldo nos conta a história da sua música: "Foi nos idos de 1986, ainda em Joinville que foi talvez o pior ano que eu vivi. Numa previsão, tipo Nostradamus que vi um pouco do teria que enfrentar pela vida. Foi uma paixão sem tamanho, era linda a menina de nome Luciana, minha filha de apenas nove meses que tive que deixar pra trás. Num raro momento a imaginei bailarina, num grupo de balé. É que na verdade eu estava apaixonado pela aquela criatura de apenas uns dias de vida, e achei que talvez eu seria o seu guardião. Doce ilusão... foi tão pouco tempo... e tão difícil de fazer entender...
Foi uma paixão a primeira vista, (Olha, isso existe mesmo!) foi tudo tão bonito, tudo tão imaginável que se torna até difícil de contar.
...Suave como uma canção de ninar
Era tão linda que me fez sonhar...
Depois de tantos anos, um sonho de um garoto me fez tirar da gaveta essa composição. Ney... Obrigado pela confiança, obrigado por acreditar nesse projeto do Acústico 89. Obrigado pela paciência no estúdio, e se esse trabalho teve... E vai ter com certeza a
repercussão que todos esperam, foi por tua persistência, pela tua dedicação."
O Reinaldo tem uma importância enorme na música são-bentense. Muita gente que toca hoje, teve o Reinaldo como inspiração. O programa Acústico 89 está no ar desde 1998, mas em 1990 o Reinaldo tocou ao vivo na rádio e isso me inspirou a realizar, anos mais tarde, um programa neste formato.
E é por essas e outras que escolhi o Reinaldo Voltolini para abrir o disco "Acústico 89".
E da mesma forma Reinaldo: Me queira bem que não custa nada!

5 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Realmente a música ficou mto bonita! Com uma ótima produção! Abraços!

Anônimo disse...

É isso aí pessoal. Segurem suas emoções para o dia do show. Vai ser muito emocionante.

Cristiane Costa disse...

O grande amigo e artista, Reinaldo Voltolini, com certeza é um ícone de nossa música. Aprendi a admirar alguns outros artistas, depois de ouvi-lo interpretando certas músicas. Voz única!

Unknown disse...

Admiro muito o Reinaldo! Cresci escutando ele tocar, com certeza uma grande influência para mim! Abraço e parabéns!